PRODUÇÕES

Este Blog constitui-se num espaço de interação das comunidades interna e externa ao CAP/UERN, para a socialização das experiências vivenciadas na Escola Estadual João Godeiro, nossa parceira no PIBID/Pedagogia, na cidade de Patu-RN.

 Na escola, o PIBID propõe realizar ações diretas tanto no processo formativo de futuros pedagogos, como no trabalho docente que ali se desenvolve. Assim sendo, as ações planejadas para o seu desenvolvimento foram pensadas com o objetivo de promover uma aprendizagem recíproca entre alunos bolsistas e professores supervisores, pois a articulação de saberes inerente à operacionalização dessas ações possibilitará a ambos experienciarem práticas formativas inovadoras, no contato com formas variadas de ensinar e de aprender.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foi criado pela CAPES com a finalidade de possibilitar o alcance das metas proposta no Plano Nacional de Educação – PDE. Ao inserir alunos de cursos de licenciaturas de IES públicas na realidade das escolas públicas que ofertam o ensino fundamental e médio, o PIBID promove a aproximação entre a universidade e a escola de educação básica, permitindo articular saberes em busca de solução para as dificuldades que afetam essas duas esferas do ensino – o Básico e o Superior.

Na UERN, o PIBID teve inicio em 2009, nos Cursos de Física, Química, Matemática e Biologia (Campus Central), Letras (CAMEAM) e Filosofia (CAICÓ). Em sua segunda edição, iniciada em agosto/2011, abrange os cursos de Pedagogia, Geografia e Ciências Sociais (Campus Central), Pedagogia (CAP) e Geografia (CAMEAM).

Abaixo acesse as produções elaboradas pelos bolsistas. É só clicar no título de cada trabalho e será exibida em formato PDF.

Trabalhos apresentados na  IV SETEPE – Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas em Pau dos Ferros / RN

AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UM EXPERIMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO GODEIRO, A PARTIR DO PIBID PEDAGOGIACAJIM UERN

O PIBID COMO ELEMENTO INTEGRADOR ENTRE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

EDUCAR NA DIVERSIDADE LIMITES ENTRE UTOPIA E REALIDADES

O LÚDICO NA DIVERSIDADE UMA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL

Trabalhos apresentados no IV Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED em Parnaíba-Piauí

PROFESSORES EM FORMAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O GRADUANDO EM PEDAGOGIA

EDUCAR NA DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O LÚDICO NA DIVERSIDADE UMA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL A PARTIR DO PROGRAMA PIBIDPEDAGOGIACAP

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR

Resumos publicados no II Encontro de Iniciação à Docência Desafios e Conquistas da Profissionalização Docente – II ENID – Campina Grande/PB

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

A INDISCIPLINA COMO ENTRAVE PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM REFLEXÕES NO SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID CAP UERN.

AS TECNOLOGIAS E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

O DESAFIO DE ALFABETIZAR ALUNOS FORA DA FAIXA ETÁRIA

OS JOGOS CONCRETOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Trabalhos apresentados no I Encontro de Práticas Formativas na Docência – I ENPRAD e I Seminário PRODOCÊNCIA / UERN

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DAS TIC´S NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO GODEIRO

UMA ANALISE REFLEXIVA SOBRE O PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DA ESCOLA PARCEIRA NO AMBITO DO SUBPROJETO PIBID PEDAGOGIA

PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID PEDAGOGIA CAP UERN

AS FALHAS DO PLANEJAMENTO DOCENTE REFLETIDAS NO RENDIMENTO ESCOLAR

EDUCAR NA DIVERSIDADE UM PROBLEMA CONSTANTE NAS SALAS DE AULAS

DIFICULDADES DE LEITURA E SUA IMPLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

UTILIZANDO JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A LEITURA E A MATEMÁTICA

UMA ANÁLISE REFLEXIVA DA DIMENSÃO DA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS DA ESCOLA PARCEIRA DO PIBID CAP UERN

PIBID PEDAGOGIA IMPACTOS DO PROJETO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Trabalho apresentado no I Seminário de Avaliação do curso de Pedagogia – I SEMAPED em Mossoró-RN

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O GRADUANDO REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DOCENTE NO SUBPROJETO PEDAGOGIA CAP UERN

Trabalho apresentado no II Seminário de Integração do Estágio em Pedagogia – II SIEP e I Encontro de Supervisores de Estágio e Práticas Educativas em cursos de Licenciaturas – I ESEPEL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PIBID REFLEXÕES ACERCA DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA.

Trabalhos apresentados no II Seminário Nacional do Ensino Médio – II SENACEM em Mossoró/RN

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

QUEM CONTA UM CONTO ENSINA UM PONTO A FUNÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Trabalhos apresentados no II Encontro PIBID UERN e IV Seminário de Avaliação do PIBID UERN em Mossoró/RN

OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NO PIBID FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO CIDADÃ

A MÚSICA NO COTIDIANO ESCOLAR REPERTÓRIOS DO SUBPROJETO PEDAGOGIA CAPUERN NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

QUEM SÃO “OS OUTROS” – O PIBID E A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA

Trabalhos apresentados no V Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED em Vitória da Conquista – Bahia

PIBID EM AÇÃO EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO NUMA TURMA DIVERSIFICADA

O ENSINO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS CONCRETOS EDUCATIVOS

O USO DAS TIC’S NO PIBID E SUA IMPORTÂNCIA NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s